Tertúlia Cor de Burro Quando Foge
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projectos de (In)utilidade pública

3 participantes

Ir para baixo

Projectos de (In)utilidade pública Empty Projectos de (In)utilidade pública

Mensagem  A gaja das frutas Qua Set 10, 2008 4:04 am

Já que estamos num espaço de “actualidades”, acho que vou usufruir do mesmo para um pequeno desabafo.

No meu trabalho, todos os dias me deparo com barbaridades! Trabalhando no ramo dos Estudos de Impacte Ambiental (EIA) vejo projectos que não lembram a ninguém e que não servem para nada a não ser encher o cu de dinheiro de certas pessoas...
Até aqui, nada de novo...

Há uns meses deparei-me com uma situação a que posso chamar o auge dos interesses capitalistas de algumas pessoas neste país.
No decorrer de um projecto de um teleférico numa cidade do nosso país para o qual estou a fazer um EIA, já sabia que seria necessário fazer algumas demolições de habitações existentes no local pretendido, para a construção das estações do mesmo. Pessoas... Famílias que seriam expropriadas das suas casas e que seriam realojadas num outro local qualquer. Ou seja... um projecto que visa favorecer o potencial turístico dessa cidade, vai obrigar famílias inteiras a sair das casas onde viveram toda a sua vida.
Até aqui... nada de muito chocante... apenas o normal no nosso país: os interesses económicos sempre à frente do bem-estar físico e social do Zé Povinho.

Bem... passemos agora ao expoente máximo do projecto.
Depois de algumas reclamações, concordaram em rever o projecto... E imaginem o que aconteceu: não só continuaram com o mesmo número de demolições, como arranjaram mais um prédio de 3 andares para vir abaixo, de maneira a que pudessem utilizar esse espaço para fazer uma ESPLANADA DE LUXO com uma vista deslumbrante (e onde provavelmente irão cobrar um balúrdio por qualquer coisinha que lá se consuma!).

Como se não bastasse, todas essas expropriações estão a ser feitas com base num pretexto de “utilidade pública”, pretexto este completamente cínico e falso! O que é que o público em geral ganha com o teleférico? O que é que as pessoas que lá moram vão ganhar com o realojamento num empreendimento do género “caixa de fósforos” e na perda de uma vista fantástica sobre a cidade??

Quem ganha são, única e exclusivamente, os turistas que vão poder andar de teleférico, a ver as vistas, completamente alheios ao que teve de acontecer para que o pudessem construir e ganham também os senhores responsáveis pelo projecto que vão encher os bolsos e esfregar as mãos de satisfação... Apenas!!!

Ahhh estava a esquecer-me... Os responsáveis pelo projecto foram muito generosos e conseguiram que o “povo” pudesse tirar um passe mensal de teleférico para que pudessem transitar mais facilmente entre a parte alta e a parte baixa da cidade...
Ohhhhhh! Lá conseguiram eles a justificação para a tal “utilidade pública”!!! (isto merece um grande LOOOOOOOOOL!)
Acho que compreendem a razão de não ter mencionado a cidade em questão...

(desabafo feito...)
A gaja das frutas
A gaja das frutas

Feminino Número de Mensagens : 16
Idade : 43
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 09/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos de (In)utilidade pública Empty Re: Projectos de (In)utilidade pública

Mensagem  flipsoza Qua Set 10, 2008 4:34 am

teleférico e esplanada de luxo?
deve ter a mesma utilidade pública que um TGV que vai parar em N cidades e nunca chega a ganhar a velocidade que diferencia um TGV de um comboio Alfa...

mas é típico.

E vão realojar as pessoas onde?
Noutra parte da cidade? Onde não conhecem ninguém?
Num bairro social?
Avaliam as casas e depois dão-lhes uma de valor semelhante?
Isto é uma bela treta, é o que isto é... afro
flipsoza
flipsoza
Admin

Masculino Número de Mensagens : 70
Idade : 44
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 08/09/2008

https://tertulia.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos de (In)utilidade pública Empty Re: Projectos de (In)utilidade pública

Mensagem  A gaja das frutas Qua Set 10, 2008 4:51 am

é... parece que vão realojar as pessoas num bairro social. Mas atenção! Para eles não é um bairro social, já que tem um nome muito pomposo e que começa logo com a palavra "Empreendimento"!!! Razz

Agora as pessoas já podem dizer: "Onde moro? Eu moro no empreendimento X!" (muito chique!)

e sim, avaliam as casas. Pelo valor que mais lhes convém, é claro! E como o empreendimento é de "utilidade pública" as pessoas são obrigadas a aceitar o que lhes dão...
A gaja das frutas
A gaja das frutas

Feminino Número de Mensagens : 16
Idade : 43
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 09/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos de (In)utilidade pública Empty Re: Projectos de (In)utilidade pública

Mensagem  flipsoza Qua Set 10, 2008 6:20 am

Deve ter uma utilidade do crl!
Quer dizer, uma esplanada de luxo tem utilidade para q?
O teleférico pode ser de utilidade discutivel (estou para ver os preços) agora uma esplanada de luxo?
como dizia o outro "vai lá, vai!"...
flipsoza
flipsoza
Admin

Masculino Número de Mensagens : 70
Idade : 44
Localização : Lisboa
Data de inscrição : 08/09/2008

https://tertulia.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos de (In)utilidade pública Empty O usual

Mensagem  Maria Sex Set 12, 2008 2:58 am

Mais uma vez a realidade cinica em que vive o nosso país. Um teleférico e uma esplanada em prol da qualidade de vida...Sim..de facto... Mas há que justificar os milhões que supostamente são investidos, melhor desviados...Tem de haver "obra" a justificar...Caraças, que raio de mentalidade esta!! Shocked
Maria
Maria

Feminino Número de Mensagens : 8
Idade : 46
Localização : Sintra
Data de inscrição : 10/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Projectos de (In)utilidade pública Empty Re: Projectos de (In)utilidade pública

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos